CID Grupo

Doenças autoimunes: é possível ter qualidade de vida?

Você sabe o que é uma doença autoimune? As doenças autoimunes são caracterizadas por uma verdadeira desordem no sistema imunológico do paciente, quando o próprio organismo entende suas células como estranhas e as ataca, destruindo células na verdade saudáveis. São exemplos comuns de doenças autoimunes o diabetes tipo 1, a artrite reumatoide, a anemia hemolítica e o lúpus, entre tantas outras.

De acordo com a reumatologista Débora Reis, do CID Grupo, as doenças autoimunes não têm cura – nenhuma delas. Mas isso não significa perda de qualidade de vida. “É preciso buscar tratamento, saber conviver com a doença autoimune e, assim, viver plenamente a qualidade de vida. Buscar apoio médico é fundamental e é para a vida toda, mas é possível, sim, preservar a qualidade de vida e o bem-estar, mesmo acometido por uma doença autoimune”, garante a médica do CID Grupo.

As mais comuns doenças autoimunes

• Diabetes tipo 1: as células pancreáticas são atacadas. Elas são responsáveis pela produção de insulina, que regula a quantidade de glicose que circula no nosso sangue. Se a quantidade de insulina produzida não for normal, a glicose se acumula no sangue, provocando a Diabetes tipo 1. Mais comum em crianças e adolescentes, a Diabetes tipo 1 pode provocar muita sede, vontade frequente de urinar, aumento da fome e emagrecimento sem causa aparente. O tratamento prevê doses diárias de insulina.

• Lúpus: mais comum em mulheres na idade reprodutiva, pode provocar manchas na pele, inflamações pelo corpo, principalmente nas articulações, mas também nos olhos, rins, cérebro, pulmão e coração. Há medicamentos específicos no tratamento desta doença autoimune.

• Artrite reumatoide: o paciente pode apresentar inflamação e inchaço nas articulações, chegando até mesmo a incapacidade de movimento em casos mais graves. O tratamento é medicamentoso e fisioterápico.

• Anemia hemolítica: os anticorpos destroem as hemácias (responsáveis pela parte vermelha do sangue). Com a queda de hemácias, o paciente é acometido pela anemia, provocando a fraqueza do organismo. Pacientes podem apresentar fraqueza generalizada, palidez. Medicamentos específicos regulam a função do sistema imunológico.

• Vitiligo: os melanócitos, que produzem a melanina, são atacados e destruídos, promovendo o aparecimento de várias manchas brancas na pele. A melanina é o pigmento que dá cor à pele. As manchas são mais comuns na face, lábios, mãos e braços. O tratamento para controle da doença é dermatológico.

Medicamentos imunobiológicos no tratamento de doenças autoimunes

É consenso que uma das formas mais eficazes de tratar de doenças autoimunes é a partir do uso de medicamentos imunobiológicos. “É um tratamento inovador, que temos utilizado com muito sucesso no CID Grupo. Ele atua por meio da ação de proteínas recombinantes, criadas por engenharia genética, e é capaz de modular a imunidade do organismo do paciente, evitando que o corpo utilize seu mecanismo de defesa para atacar células saudáveis. A relação dos imunobiológicos com a qualidade de vida do paciente é grande”, relata a Dra. Débora

Segundo a reumatologista do CID Grupo, a clínica conta desde 2006 com um centro de terapia assistida para atender pacientes que necessitam de tratamento com medicamentos intravenosos, subcutâneos e intramusculares em regime de “day clinic”. “Atuamos nesta área há mais de 40 anos, somos referência e temos expertise que nos coloca em posição de destaque quando se fala em terapia assistida”, observa ela.