CID Grupo

Sua boca pode ser o primeiro passo de um diagnóstico

O exame da nossa boca (dentes, língua, gengivas e outras estruturas) pode dizer muito sobre a saúde do corpo todo. Muitas doenças podem causar lesões ou outras alterações na mucosa da boca. São exemplos:
Sífilis – é uma infecção bacteriana, e um dos primeiros sintomas pode ser uma ferida na gengiva que demora a cicatrizar. Ela também pode causar placas vermelhas e úlceras na boca.

Cirrose hepática e outras doenças do fígado – em indivíduos com a doença, as partes moles da boca mudam de cor e chegam a ficar até amarelas ou esverdeadas.

Câncer bucal – O vírus HPV, transmitido durante o sexo, está por trás da maioria dos casos de câncer do colo do útero. Ele também é um dos principais vilões dos tumores de cabeça e pescoço. Na boca, ele forma verrugas que podem evoluir para uma encrenca mais séria. Se você perceber alguma afta ou lesão que não desaparece após duas semanas, é bom verificar logo com o dentista o que está acontecendo.

Portanto, fique atento a higiene bucal, converse com seu dentista, e se suspeitar de algum sintoma entre em contato com um especialista.